quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Educação


Na minha cidade existe uma escola em que cerca de 70% dos pré-adolescentes e adolescentes da cidade estudam. Faz dois anos que eu terminei o ensino médio. E hoje quem estuda lá é o meu primo. Ouvindo a conversa da minha tia com outra mãe de aluno fiquei pensando: Faz dois anos que sai de lá e são sempre as mesmas conversas, as mesmas reclamações.
Será que os alunos não prestam ou será que é o ensino na maioria das escolas, principalmente nas públicas, está defasado? Até quando o governo vai fechar os olhos para aqueles que “são o futuro da nação”. É muito fácil dizer que os alunos precisam se esforçar, precisa fazer faculdades e etc. Pergunto eu a você? Essas crianças saíram da escola com base para prestar um vestibular e passar? Claro que não. Além do governo fechar os olhos para o que está bem na frente deles, os professores prezam apenas seu próprio interesse.
Dificilmente hoje você encontra algum professor que trabalha por amor, por dom. Ou talvez boa parte desses professores que amavam o que faziam hoje já é corrompida. O fato é que os professores ganham pouco, isso é uma verdade, para um trabalho que base para todos os outros. É fato que eles prezam muito a estabilidade que um trabalho no governo dá. É fato que o governo não faz nada para melhorar esses professores, a eles não é oferecido nem um curso de reciclagem.
Até quando isso vai continuar? Ninguém percebe que esse método de ensino “arcaico” não vai levar aluno nenhum a lugar algum? Que criança em pleno século 21 vai se interessar por um assunto que exposto do mesmo modo que era exposto há 30, 40 anos atrás?
O pior é que eles vêem, eles sabem. Mas ninguém, ninguém faz absolutamente nada pra mudar.

Nenhum comentário: